Yoga: prática para evolução de corpo, mente e espírito

Yoga: prática para evolução de corpo, mente e espírito


Vivemos uma vida agitada. São tantos afazeres: trabalho, casa, filhos, família. E muitas vezes ficamos sob tensão, onde a ansiedade e o estresse fazem parte do nosso dia a dia. Mas, precisamos encontrar um momento para relaxar e diminuir as cobranças.

A Yoga por exemplo, é um conceito que busca o autocuidado, a auto-observação e acima de tudo, o autoconhecimento.

O Evidenciador conversou com Luara Pacheco Trevisan, professora de Yoga de Rinópolis que contou um pouco sobre a prática e quais benefícios ela proporciona.

O Evidenciador – Qual a sua formação e há quanto tempo atua nesta área?

LT: Previamente minha carreira era como administradora de negócios. Atuei por dez anos nesta área, trabalhando desde indústrias à consultoria de empresas. Também já tive meu próprio negócio. E, durante parte desse período, conheci o Yoga. Comecei a praticar, fiz minha formação e hoje trabalho remunerada apenas com isso. A administração ajuda na minha organização pessoal e em trabalhos voluntários que realizo.

OE – Como tudo começou e de onde surgiu sua vontade de praticar yoga/ter uma formação?

LT: Tudo começou quando morava na selva de pedras chamada São Paulo. Duas coisas pulsam muito em mim, além do amor por fazer as coisas acontecerem: Espiritualidade e Arte.

Enquanto trabalhava como consultora de empresas, sentia que minha área profissional estava bem atendida, mas, o ambiente muitas vezes ficava hostil; sentia muita falta da leveza da espiritualidade e da arte para equilibrar. A partir disso, comecei a estudar a filosofia do yoga a partir de um livro que um amigo havia me emprestado. Quando o terminei, tinha sede por aprender mais, então, fui atrás de uma formação. De início, o objetivo era apenas de auto estudo. Mas percebi o quanto isso me fazia bem e fazia sentido para mim. A cada ida ao local do curso, era como se minha energia se renovasse. Então, decidi começar a praticar. Depois, me mudei de cidade. Novos cursos e professores foram surgindo e meu amor pela prática foi aumentando. Hoje, pratico com muito amor e quero poder fazer isso pelo resto da minha vida.

Alunos durante aula de yoga com Luara Trevisan

OE – Quais os benefícios que o yoga proporciona? E quando é indicado?

LT: Yoga é para todos. Desde criança até o fim da vida; não há contraindicações, apenas benefícios, pois é possível adaptar a prática à cada necessidade individual e às fases da vida.

Percebo que a prática de yoga tem benefícios de curto a longo prazo: o curto é no bem-estar momentâneo e a longo prazo, é o que essa jornada vai me fazendo descobrir sobre mim e o que posso fazer com essas descobertas. Os benefícios são desde físicos quanto mentais: alongamento do corpo, cria espaços permitindo um melhor funcionamento físico e menor compressão de articulações, massageamento das glândulas endócrinas do corpo, ajudando-as a funcionar bem e também equilibrando nossas emoções. Massageia também os órgãos internos ajudando na nutrição e fluxo de seu trabalho, ajuda a respirar melhor, pode reduzir alguns tipos de dores, melhorar a postura, e, mentalmente pode te ajudar a se concentrar melhor em suas atividades, conectar-se consigo mesma, se compreender, se amar como é e aumentar sua intuição.

Mas esses benefícios eu digo como professora, como alguém que estuda e pratica para entender seu funcionamento. Porém, se perguntar a cada praticante, talvez obtenhamos respostas diferentes; mais pessoais, porque, o yoga atua naquilo que a pessoa precisa, ou que está apta para perceber e tudo é questão de equilíbrio. Até por quê, yoga vai além dos exercícios físicos, tem muitas ferramentas e é uma filosofia de vida, que nos permite o autocuidadoauto-observação e bom relacionamento com tudo e todos à nossa volta, reconhecendo a divindade em tudo. Como diz um dos grandes mestres da prática “Pratique e tudo virá”.

OE – Quais os estilos disponíveis de yoga que você aplica?

LT: Tantra Yoga é minha prática de formação. Nela, estudamos a filosofia por trás do yoga, os benefícios de cada postura para o corpo e a mente, e muitas outras práticas de autocuidado. Mas na prática das aulas, usamos respiração profunda, movimento lento, de pausas, meditação e automassagem. Cada aula eu monto uma sequência de posturas diferentes conforme a necessidade de cada aluno.

Ashtanga Yoga é uma série fixa de posturas da qual todo dia fazemos a mesma sequência, mas, conforme evolui na prática, eu paro de guiar, e a pessoa vai fazendo sozinha, memorizando a sequência e trabalhando mais nas que precisa, até chegar nas 43 posturas com todas as suas variações. Essa prática é mais aeróbica e bastante desafiadora, onde o aluno usa mais da força física e tem respiração constante.

Já trabalhei de modo particular na Yoga com gestantes e os exercícios que fazemos servem para ajudar as mulheres no período de gestação e que serão também benéficas durante o parto e pós-parto. Fazemos exercícios para ajudar no parto natural e também no dia a dia da gestante, no controle do inchaço (para quem tem), nas principais dores físicas que ela pode ter nesse período, queimação, bem como no lado mental, pois, há muitas mudanças hormonais e isso pode trazer diversos sentimentos prejudiciais.

O Espaço Luara Trevisan Yoga está localizado na Rua São Luis, 350 – Sindicato Rural de Rinópolis. Interessados em participar das aulas ou realizar uma aula experimental, entre em contrato pelo celular (19) 9-8748-8477 ou Instagram @luaratrevisan.

 

Luara Pacheco Trevisan, professora de Yoga de Rinópolis

 

Autor da matéria:

Últimas matérias