- Evidenciador ,
- 02 dez 2024
Todos os dias ocorrências são atendidas. Seja salvamentos, combate a incêndios, buscas ou socorro público. O Bombeiro exerce uma função muito importante na sociedade e que, muitas vezes, passa despercebida por nós. Este profissional busca sempre dar o melhor de si em todos os casos, para resgatar outras vidas.
No último sábado, dia 02 de julho, foi o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Na corporação há mais de 22 anos, o bombeiro José Roberto do Nascimento na verdade era jogador de futebol, porém, escolheu prestar Concurso Público da Polícia Militar. O morador de Parapuã tem 47 anos, é casado e trabalha em Osvaldo Cruz.
Em entrevista ao Evidenciador, José fala sobre como tudo começou. “Em 1998, eu era jogador de futebol profissional no Tupã Futebol Clube e com dificuldades encontradas para seguir na carreira, consegui a formação em Educação Física. Ao decidir se iniciaria a carreira como professor, veio então a oportunidade de prestar Concurso Público da Polícia Militar. Após passar em todas as etapas, a escola da PM teve início em 2000. Foram 14 anos na corporação como soldado e nas duas tentativas de testes para transferir para o Corpo de Bombeiros; fui aprovado nas duas. Em 2014, fui promovido a Cabo e em seguida transferido. Trabalhei no Cobom de Presidente Prudente e em 2015, conclui o curso em Franco da Rocha. Em 2016, me apresentei aqui em Osvaldo Cruz onde hoje exerço atualmente a função administrativa de Auxiliar do Comandante da Estação de Bombeiros do município.
Marcado por acontecimentos em sua vida, o profissional diz que em 2017, em um dia de folga, recebeu o chamado de um acidente de trânsito. “O ocorrido foi entre um caminhão carregado de laranjas e um ônibus na rodovia SP 425 nas proximidades do trevo de Parapuã. Naquele dia, conseguimos conduzir 37 vítimas com vida para hospitais da região e isso foi muito gratificante.
Para ele, trabalhar como bombeiro é um sentimento de vocação para salvar vidas. “O maior desafio acredito que seja a questão emocional, já que atendemos muitas ocorrências de risco. Por isso, procuro ir sempre às missas para agradecer a Deus por tudo na minha vida e em especial pela oportunidade de ser Bombeiro. Ali na corporação atuamos em equipe, onde cada um exerce uma função importante, que é a de salvar vidas”, completou.