Dias Toffoli deixa relatoria do caso Master no STF; Mendonça assume

Responsável pelo caso desde dezembro, ministro pediu que o processo fosse redistribuído após reunião com integrantes da Corte. Ministros expressaram apoio pessoal a Toffoli.


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou nesta quinta-feira (12) a relatoria de investigações relativas ao Banco Master.

O ministro André Mendoça assume a relatoria, após sorteio no sistema interno do tribunal.

A decisão, após reunião dos ministros da Corte, ocorre na esteira dos avanços da investigação da Polícia Federal sobre o caso. Em nota, o STF informou que o ministro – "considerados os altos interesses institucionais" – pediu que o tema fosse redistribuído para outro ministro relatar o caso.

Integrantes da Corte ouvidos pela TV Globo e pela GloboNews disseram que a reunião começou "tensa", mas que aos poucos Toffoli foi convencido a deixar a relatoria como uma resposta à sociedade. Em sua fala, o ministro garantiu não ter tomado nenhuma medida ilegal na condução do inquérito e que não há nada que possa desaboná-lo. 

 

Relatório dos investigadores enviado ao Supremo na última segunda-feira (9) trouxe menções sobre o magistrado, a partir de dados do celular do banqueiro Daniel Vorcaro. O presidente do STF, ministro Edson Fachin, informou aos colegas sobre os achados da PF na reunião.

 

Autor da matéria: Caroline Zanetti
Fonte: G1

Últimas matérias