TRANSFORME VENDAS EM LUCRO

Confira a coluna da semana do Consultor Financeiro Alessandro Portari.


No artigo anterior, falamos sobre a “Geração de Valor da Empresa” e de como ela se forma. Vimos também que uma empresa saudável não deve ser avaliada somente pelo que possui no momento, mas sim pelo que ela pode render no futuro, ou seja, uma empresa vale a sua capacidade de geração de caixa futuro.

 Apresentei a vocês também um velho ditado que nos diz: faturamento é ego, lucro é conceito e caixa é rei. E neste conceito, entendemos que há um ciclo a ser vivido pelas empresas:

1º Gerar vendas;

2º Transformar as vendas em lucro;

3º Transformar o lucro em caixa;

É correto afirmar que o coração e os pulmões de uma empresa será o volume de vendas que ela for capaz de gerar com os recursos que tem à sua disposição, porém quando falamos em geração de vendas, há uma infinidade de técnicas já conhecidas; desde as técnicas de vendas tradicionais até as técnicas de vendas online, que no momento não serão o foco deste artigo.

Hoje nós focaremos em você, empresário, que tem um bom volume de vendas, porém chega no final do mês e não consegue enxergar o lucro que deveria ter sido gerado após tanto esforço. Mas, afinal, o que é lucro?

Tecnicamente, lucro é a diferença entre o volume de venda que a empresa consegue produzir e os custos de que ela necessita. O lucro é um valor teórico e conceitual, porque você não pode pagar as suas contas com ele. Mas, é este lucro que posteriormente será transformado em caixa.

Então, sem mais delongas: como eu transformo minhas vendas em lucro?

Temos duas principais maneiras de aumentar o lucro de uma empresa.

o   A primeira é aumentando suas vendas: o aumento das vendas possui um  enorme potencial de realização, onde não há limite;

o   Tradicionalmente o aumento das vendas tende a levar um certo tempo para que aconteça.

o   A segunda é a redução dos custos: há um menor potencial de realização;

o   Possui uma maior facilidade;

o   Tem seu resultado praticamente de forma imediata;

o   Possui uma abordagem mais objetiva;

Para que você consiga esta redução de custos, é preciso olhar seu demonstrativo de resultado (DRE) linha por linha e buscar identificar quais os gastos que existem: pela necessidade de existirem ou pelo fato de você como empresário querer que ele exista. É um custo que me traz vendas? É um custo que mantêm minhas vendas? Se a resposta a essas perguntas for sim, ok. Então, buscamos uma redução, mas mantemos o custo. Caso a resposta seja não, deve ser cortado de imediato.

Você já olhou para sua estrutura de custos? Seus custos são formados em sua maioria por necessidade ou porque você quer que ele exista? Reflita um pouco sobre isso!

 

Alessandro Portari é Professor Esp. Alessandro Portari, Especialista com MBA em Controladoria e Finanças, Especialista em Auditoria e Perícia Contábil, possui graduação em Administração em Gestão de Negócios. Atualmente é Professor do Ensino Superior em Finanças Corporativas e Gestor na empresa Portari Consultoria Financeira, tem experiência nas áreas de Auditoria, Consultoria e Gestão Financeira.

Autor da matéria: Alessandro Portari

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