RECEITA DE BACALHOADA PARA O NATAL: VEJA COMO FAZER ESSE PRATO SENSACIONAL


A tradição de comer bacalhau no Natal é bem antiga, e veio ao Brasil junto com os portugueses. Mas a verdade é que não importa o motivo, é difícil encontrar alguém que resista algum prato feito com bacalhau, como o delicioso bolinho e o tradicional bacalhau com natas. Hoje vamos ensinar mais uma receita deliciosa para a sua ceia de Natal com esse ingrediente: a famosa bacalhoada. Deliciosa e prática, ela vai ser a estrela da festa. Confira!

Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau salgado

800 g de batatas descascadas

1 pimentão-verde cortado em tiras

1 pimentão-vermelho cortado em tiras

2 dentes de alho picadinhos

2 cebolas grandes fatiadas

2 tomates sem pele e sem semente

100 g de azeitonas pretas sem caroço

3 ovos cozidos

azeite, salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer bacalhoada portuguesa

O primeiro passo é deixar o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água no mínimo 3 vezes. Esse passo é essencial para dessalgar o bacalhau e deixá-lo mais macio. No dia seguinte, desfie todo o bacalhau e reserve em um recipiente fora da geladeira.

Cozinhe a batata inteiras rapidamente, para que elas fiquem al dente mas ainda levemente duras. Não esqueça de adicionar um pouco de sal à água do cozimento. Depois de cozidas, corte-as em fatias médias e reserve também.

Em um refratário que possa ir ao forno, é hora de montar a bacalhoada. Para isso, unte-o com azeite e faça uma camadas começando pelo tomate cortado em pedaços grandes, depois a cebola, por cima as batatas, o bacalhau, finalizando com os pimentões, a azeitona e a salsinha. Por último, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o azeite a gosto.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos, ou até que os legumes estejam cozidos. Retire do forno, finalize com os ovos cozidos fatiados, mais um pouco de azeite caso queira e sirva ainda quente.

Caso a bacalhoada sobre para o dia seguinte, você pode degustá-la fria também, fica uma delícia. De acompanhamento, nada como um bom arroz branco recém saído do fogo!

 

Autor da matéria: O Evidenciador
Fonte: Tudo Gostoso

Últimas matérias