Molho de Pimenta Tip Top: conheça a história desse produto artesanal que é produzido em Osvaldo Cruz e tem conquistado clientes de vários lugares

O casal responsável pela criação são os proprietários da Lanchonete Tip Top, a qual tem 30 anos de fundação. Confira na matéria.


A comida é algo essencial para todos nós. E o tempero acrescentado faz toda a diferença. A intenção é proporcionar novos sabores e aguçar o paladar. Os molhos são uma excelente forma de acompanhar os pratos e os que possuem pimenta em sua composição, proporcionam sensação de bem-estar, estimulam a digestão e previnem alguns tipos de câncer, devido ao seu alto poder antioxidante.

Mas, você sabia que em Osvaldo Cruz, existe a produção artesanal de um molho de pimenta que já conquistou diversos clientes não somente do município, mas de outras cidades? Os responsáveis pela criação são Maria Aparecida Berti Borsatto e José Ângelo Borsatto, proprietários da Lanchonete Tip Top, a qual tem 30 anos de fundação. O molho também leva o nome do estabelecimento e é feito com a pimenta dedo de moça.

O casal viu uma oportunidade de comercializar o produto em 2020, durante a pandemia. Até então, o molho era feito apenas para consumo dos clientes que iam na lanchonete. A receita é uma criação dele e depois quem tomou a frente foi dona Maria.

“Um dia, meu marido teve a ideia de produzir um molho. Então, adicionou vários ingredientes, bateu no liquidificador e ficou perfeito. Com isso, decidimos colocar para servir os clientes que iam na lanchonete. Até que começou a haver procura para que vendêssemos um frasco ou outro, mas presenteávamos, porque não havia análise, apesar de saber que estava tudo correto. Então, disse a ele que seria uma oportunidade comercializá-lo. Descobri que na Etec é realizada a análise de produtos pelos alunos e assim fizemos. Quando recebi o resultado, veio dizendo que o molho era ótimo, porém, havia um excesso de sódio, então adequamos ao que era preciso. Foi pesquisando na internet e assistindo vídeos que aprendi a trabalhar com a pimenta, porque eu não sabia a forma correta e enfrentei vários desafios até ter um produto de qualidade.” contou a proprietária.

Dona Cida destaca que a procura tem aumentado de forma gradativa, porém não foi fácil inserir um produto novo no mercado.

“Existem marcas mais baratas, industrializadas, porém, um produto artesanal é verdadeiramente uma arte, é algo que você cuida com tanto amor, como se fosse para a minha família. Meu maior projeto é esse: crescer e nunca deixar a essência de oferecer o melhor produto. É satisfatório ver as pessoas dizendo que comprou e gostou, dando ideias. Gosto muito de ouvir e procuro sempre atender o que falam. Muitos até pedem que seja uma embalagem maior, porém, não é toda embalagem que se pode colocar pimenta. Tem que ser específica”.

Além do molho, logo haverá para a venda, uma geleia agridoce também de pimenta, desenvolvida por ela. O produto já passou por análise e o rótulo está sendo finalizado; e em breve será colocado no mercado. E para quem não abre mão de um churrasco, será possível também apreciá-lo com um toque especial, já que também foi desenvolvido um molho para churrasco, o qual passa por análise laboratorial e será o terceiro projeto com a marca Tip Top

A proprietária adora presentar com um mimo quem vai até sua casa. E numa dessas visitas, parentes levaram frascos do molho para a cidade de Santo André e de lá, dona Cida recebeu um telefonema dizendo que havia interesse em comercializar o produto em uma lanchonete. Além dos parceiros que já possui, tem recebido novas propostas para colocar o seu produto em novos estabelecimentos.

Diante de todo o trabalho e frutos que vem colhendo, dona Cida sente-se muito feliz com os resultados e agradece a confiança que todos depositam em seu trabalho.

“Pode ser o caminho mais longo, porém, produzir um produto de qualidade, requer custos. Então, com certeza o retorno será longo, mas sei que é um caminho seguro que estou percorrendo. Existem pequenos empresários, mas não pequena empresa, porque a responsabilidade é a mesma. E fico muito feliz pelo processo e reconhecimento. Tenho uma cliente que diz que o meu molhinho é viciante, então falei para ela que é feito com amor”.

O molho Tip Top pode ser encontrado para a venda em Osvaldo Cruz na própria Lanchonete, Açougue do Chef (Açougue do Birigui), Casa de Carnes Faca de Ouro, Supermercado Bandeiras, Mercadinho Koga, Supermercados Faciliti (três lojas), Quitanda Ponto Certo (duas unidades) e também na Mercearia do Toninho. Mais informações entre em contato pelo (18) 99652-4979.

Casal proprietário da Lanchonete Tip Top, dona Maria Aparecida Berti Borsatto e seu José Ângelo Borsatto.

Autor da matéria: Pâmela Pires

Últimas matérias