- Evidenciador ,
- 15 ago 2025
A estreia da Espanha na Copa do Mundo não teve sustos. A seleção europeia, que desde 2006 não vencia suas partidas na primeira rodada, espantou de vez a marca negativa ao golear a Costa Rica por 7 a 0, nesta quarta-feira, 23, no Estádio Al Thumama. Fizeram os gols do triunfo espanhol Dani Olmo, Marco Asensio, Ferran Torres (duas vezes), Gavi, Carlos Soler e Álvaro Morata.
Com três pontos, os espanhóis agora lideram o grupo E, levando vantagem no saldo de gols em relação ao Japão, que, mais cedo, venceu a Alemanha por 2 a 1. Os times voltam a campo no domingo: a Espanha enfrenta os alemães, às 16h (de Brasília) , enquanto a Costa Rica pega os japoneses, às 7h.
A equipe de Luis Enrique iniciou usando sua principal característica: a rápida e envolvente construção das jogadas. Tanto é que não demorou muito para levar perigo ao gol de Keylor Navas, aos quatro minutos de jogo, com chute cruzado de Dani Olmo. Pouco depois de nova tentativa de Asensio, o placar foi aberto, aos dez minutos. Estreante em Copas, Gavi deu bela assistência para Olmo, que girou o corpo e finalizou na saída de Navas, direto para as redes.
O domínio espanhol ficou evidente após abrir o placar: 76% de posse de bola. Aos 20 minutos, a equipe ampliou com chute colocado do camisa 10 Asensio. Aos 28, Jordi Alba foi derrubado na área e Ferran Torres converteu a penalidade para os espanhóis. Era a quinta finalização da equipe – três delas balançando as redes.
A Costa Rica ficou acuada e não teve poder de reação diante da equipe espanhola. No segundo tempo, a seleção europeia não diminuiu a intensidade e, inevitavelmente, transformou o placar em goleada histórica – a maior da “Fúria” em Copas do Mundo. Ferran Torres marcou seu segundo do jogo, aos 8 minutos, e aos 29, Gavi recebeu passe de Morata e, de primeira, ampliou o placar. Já no fim, Soler e Morata sacramentaram a maior goleada até aqui da Copa do Mundo do Catar.