- Evidenciador ,
- 12 nov 2024
Os norte-americanos nos últimos dias foram às urnas para eleger seus respectivos governadores e presidente. Diferente das eleições no Brasil, as apurações eleitorais podem levar dias e até semanas para se concretizar.
As eleições para governador aconteceram em onze (11) estados diferentes, sendo neste ano, em Washigton, Vermont, New Hampshire, Virgínia do a leste, Delaware e Carolina do Norte. O partido do candidato a presidência, Donaldo Trump, Republicanos, elegeu oito (8) novos candidatos e lidera o número de governadores nos estados americanos (27).
Segundo as principais apurações, o empresário de 78 anos, Donald Trump, está eleito para 2025. Trump já foi eleito em 2016 quando concorreu com Hillary Clinton e surpreendeu a América. Em apuração real às 07:45, horário de Brasília, o candidato possui 277 delegados, enquanto a advogada estadunidense Harris Kamala (Partido Democrata) possui 224.
Após Trump declarar vitória, líderes mundial parabenizaram-o e comemoram, “Parabéns pelo maior retorno da história”, diz Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, diz que os Estados Unidos e Itália são nações “irmãs”. Já o primeiro-ministro da Hungria e expoente da direita radical, Viktor Orbán, fez uma declaração ressaltando a importância de Trump, “Uma vitória muito necessária para o mundo. O líder argentino, Javier Milei, compartilhou em suas redes, montagens de fotos de Trump e usuários celebrando a “dominação da direita” na América do Sul, América Central e América do Norte.
As apurações eleitorais já surtem efeitos direto no mercado econômico, com a vitória de Trump, o dólar já registrou forte valorização, aumentando os rendimentos do Treasuries, títulos do Tesouro dos Estados Unidos.