DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Empreendedorismo, garra e desafios sob duas rodas

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Empreendedorismo, garra e desafios sob duas rodas


Mototaxista, empreendedora, mãe, e, acima de tudo, MULHER. Fabiana Raquel dos Santos, mais conhecida como Bia, tem 35 anos e 4 filhos: Ryan de 18, Maysa de 12, Sofia e Matheus gêmeos de 06 anos. É formada em Turismo e Hotelaria, porém, não exerce a função. Se encontrou como mototaxista e é muito querida na cidade de Osvaldo Cruz.

Em entrevista especial para o Evidenciador, neste Dia Internacional da Mulher, Fabiana contou um pouco sobre sua profissão, empreendimentos e os desafios que enfrenta diariamente.

 

 

O EVIDENCIADOR – Quando você iniciou como mototaxista e empreendedora? Era sua vontade empreender, como tudo aconteceu?

FABIANA RAQUEL DOS SANTOS – Em 2009. Na época fui convidada a trabalhar como mototaxista em um ponto só de mulheres, aí me redescobri. Hoje, amo o que faço, passei por outros pontos até chegar e ter o meu próprio ponto. Como sou ariana, amo empreender, isso está no meu sangue; adoro novos desafios.

OE – Quais outros trabalhos você já teve?

FRS – Já fiz um pouco de cada coisa. Tive uma agência de reservas de Hotéis em Serra Negra e também uma marmoraria aqui em Osvaldo Cruz.

OE – Você tem outros empreendimentos. Quais?

FRS – Hoje me dedico ao ponto de moto táxi, tenho um Delivery de Açaí e uma loja virtual de produtos para maiores de 18 anos (sex shop).

OE – Pretende investir em outras áreas?

FRS – Ideias tenho algumas, mas no momento pretendo solidificar esses projetos que já estão em andamento. Penso sempre em inovar para facilitar a vida do meu cliente. Acho que esse é o meu diferencial.

OE – Para você, como é ser mulher nesta área em que atua? Quais os maiores desafios?

FRS – É realmente desafiador, já que somos a minoria nesse segmento. Trabalho com todo tipo de público, desde crianças até idosos, e, cada corrida é uma nova experiência com histórias diferentes. Diante de um cenário tão desanimador que estamos vivendo com pandemia, preços subindo absurdamente e você tem que se reinventar a cada situação adversa que aparece no dia a dia.

OE – Já enfrentou algum tipo de preconceito ou situação de risco por ser mulher?

FRS – Sim, afinal carrego todo o tipo de gente, faço corridas para outras cidades, e, infelizmente você nunca sabe a maldade que cada pessoa leva no coração, além de sempre ter o machismo, onde muitos não querem andar de moto com mulher.

OE – No seu segmento, os seus colegas de profissão lhe tratam de igual para igual ou existe algum tipo de discriminação?

FRS – Não, pelos colegas de trabalho existe sempre respeito.

OE – Como é ser mãe e empreendedora de vários negócios?

FRS – É se sentir em uma corda bamba. Meus filhos são a motivação de querer sempre ser melhor no que eu faço. O mais difícil é dividir o tempo entre ser mãe e ser profissional.

OE – Por fim, quem te inspira a ser essa mulher guerreira?

FRS – Meus filhos! Tudo o que faço é pensando no melhor para eles sempre.

OE – Deixe uma mensagem neste Dia das Mulheres.

FRS – Minha mensagem é que nós mulheres somos fortes, guerreiras, determinadas e que em momento nenhum devemos desistir dos nossos sonhos, dos nossos projetos. Devemos olhar para trás e ver o quanto foi difícil chegar onde estamos, mas manter o foco para chegar até seu destino final e ter fé nos momentos difíceis.

Evidenciador deseja a todas, um Feliz Dia das Mulheres!

Fabiana Raquel dos Santos, mais conhecida como Bia, tem 35 anos.

 

 

Pâmela Pires

Autor da matéria:

Últimas matérias