- Evidenciador ,
- 20 ago 2025
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Campanha do Outubro Rosa em Osvaldo Cruz
No dia 2 de outubro, deu-se o início da campanha Outubro Rosa na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz, juntamente com o calendário de exames preventivos ao câncer de mama e câncer de colo de útero.
Confira:
- Hoje (4) e amanhã (5) tem coleta de exame preventivo ao câncer do colo da útero (exame Papanicolau) das 17h às 19h;
- Depois os exames preventivos voltam a ocorrer no Centro de Saúde nos dias 18 e 19 sempre a partir das 17h até 19h.
O exame é indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.
Qualquer dúvida ou nova informação procure o Centro de Saúde de Osvaldo Cruz, setor de Saúde da Mulher.