- Evidenciador ,
- 20 ago 2025
O Botafogo foi derrotado pelo Cuiabá por 1 a 0, neste domingo (29), no Estádio Nilton Santos, pela 30ª rodada do Brasileirão. O paraguaio Isidro Pitta marcou o gol da partida, no segundo tempo.
O grande personagem da noite foi o goleiro Walter, do Dourado, que fez diversas defesas difíceis, uma delas nos acréscimos do segundo tempo, em finalização de Tiquinho Soares.
Com isso, a vantagem do Alvinegro na liderança do Campeonato Brasileiro, que já foi de 13 pontos, caiu para seis. O Botafogo fica com 59 pontos, enquanto o Palmeiras, vice-líder, tem 53, mas com um jogo a mais.
A próxima rodada terá exatamente o duelo entre Botafogo e Palmeiras, na quarta-feira (1/11), às 21h30 (de Brasília), que deve ser decisivo para a disputa do título.
O Cuiabá, por sua vez, praticamente se livra do risco de rebaixamento, chegando a 40 pontos e ganhando duas posições, em 10º da tabela. O Dourado encara o desesperado Vasco, na próxima quinta-feira (2), na Arena Pantanal.
O primeiro tempo ficou marcado pela dificuldade do Botafogo na criação. O time de Lucio Flavio teve a posse de bola, mas não imprimiu o ritmo de jogo habitual. O Alvinegro forçou o jogo pelos lados, principalmente com Júnior Santos e Di Plácido, mas os inúmeros cruzamentos não tiveram sucesso.
Com a entrada da área congestionada, o Botafogo só conseguiu construir por dentro ao 30 minutos. Ao tabelar com Tiquinho Soares, Luís Henrique finalizou da entrada da área, mas Walter defendeu.
Se as finalizações do Botafogo não exigiram muito de Walter, o Cuiabá nem testou Lucas Perri. O Dourado não chutou uma única bola na direção do gol alvinegro antes do intervalo. Foram 45 minutos mais acréscimos dedicados a se defender, até mesmo com Deyverson recuando próximo a sua área.
De tanto insistir na bola aérea, o Botafogo chegou a marcar com Cuesta, mas o gol foi anulado pelo VAR por conta do toque de mão do zagueiro ao dominar a bola. Foi o último lance da primeira etapa.
O segundo tempo começou da mesma forma, mas quem abriu o placar foi o Cuiabá. Aos sete, Luís Henrique perdeu a bola para Denilson, que logo lançou para Isidro Pitta. Lucas Perri saiu da área para cortar, mas o chutão explodiu no atacante adversário e voltou na direção da meta do Botafogo.
Então, Pitta disputou na velocidade com Di Plácido até tocar na bola, de carrinho, e marcar o gol: 1 a 0.
Atrás do placar, o Botafogo encontrou-se sem respostas no Nilton Santos. A dificuldade em construir continuou. Lucio Flavio apostou nas entradas de Segovinha, Hugo e Janderson, mas o cenário seguiu o mesmo. A insistência na bola aérea não rendeu grande perigo além de uma cabeçada de Adryelson.
Já nos acréscimos, Tiquinho Soares exigiu de Walter a melhor defesa do jogo. O goleiro do Cuiabá se esticou todo e evitou o gol de empate do Botafogo.
Desta forma, o Cuiabá se segurou e conquistou três pontos importantes, se afastando de vez da zona de rebaixamento. O Botafogo, por sua vez, amargou a quarta partida sem vencer como mandante.
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê (Carlos Alberto) e Eduardo (Janderson); Júnior Santos, Luís Henrique (Segovinha) e Tiquinho Soares. Técnico: Lucio Flavio.
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme (PK); Raniele, Lucas Mineiro (Filipe Augusto) e Denilson (Fernando Sobral); Clayson (Jonathan Cafu), Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson. Técnico: António Oliveira.
Gols: Isidro Pitta (7’/2ºT), do Cuiabá.
Cartão amarelo: Victor Cuesta (BOT); Alan Empereur, Lucas Mineiro, Denilson, Walter e António Oliveira (CUI).
Renda e público: 27.859 pagantes / 30.659 presentes / R$1.031.390,00.
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
Data e hora: 29 de outubro de 2023, às 20h (de Brasília).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Leone Carvalho Rocha (GO).
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS).