- Evidenciador ,
- 29 jan 2025
Os usuários da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro do Barros) – principal ligação da Alta Paulista às regiões de Marília, Bauru e até mesmo São Paulo – sofrem no trecho urbano de Pompéia. Com pista simples e trânsito carregado, os motoristas têm que redobrar atenção devido ao cotidiano da cidade, além das consequências para a viagem, já que há uma diminuição considerável na média de velocidade dos veículos.
Para resolver estes e outros problemas, como acidentes constantes, há anos é debatido a implantação de desvio como contorno da área urbana de Pompéia. Atualmente, o volume diário médio de veículos neste trecho é de 19 mil.
Na próxima quarta-feira (22), uma audiência pública vai debater o impacto ambiental da obra com previsão de iniciar em 2029. Na oportunidade, a concessionária Eixo-SP vai apresentar o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente).
Conforme os estudos, o investimento na construção é de R$ 489,2 milhões, com prazo de execução de 13 meses. O anel viário terá 19 quilômetros de extensão, entre Pompéia e Paulópolis e a divisa com Quintana, a partir do trecho que compreende os quilômetros 476 + 480 metros e 494 da SP-294.
“A decisão por este traçado ocorreu em função de características físicas e ambientais do terreno, tendo em vista os atributos topográficos, geológicos e geotécnicos, assim como a cobertura vegetal. Além disso, o projeto teve como objetivo promover o mínimo de impacto acerca das desapropriações que serão realizadas”, diz o levantamento. Ao todo, 39 propriedades particulares serão afetadas pelo empreendimento e terão de ser desapropriadas.
O PROJETO
Pelo projeto, o anel viário contará com canteiro central entre as pistas de rolamento, que serão quatro, duas em cada sentido da rodovia. Também estão previstos três dispositivos de acesso e retorno em desnível ao longo do traçado, sendo um em cada extremidade da SP-294 e um localizado na rodovia Tufic Baracat. A ideia é que estes dispositivos proporcionem maior segurança e conforto aos condutores. A largura dos acostamentos será de 2,5 metros.
“Atualmente, a rodovia SP-294 possui pista simples e um acostamento de aproximadamente um metro, a qual atravessa a zona urbana de Pompeia. O projeto consiste em elaborar uma alternativa para desviar o fluxo da zona urbana do município para um anel viário, melhorando a mobilidade dos moradores de Pompeia, do distrito de Paulópolis e da região”, destaca o estudo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) realiza a audiência pública que vai debater o impacto ambiental do anel viário de Pompeia-Paulópolis na quarta-feira, às 17h, no auditório inferior do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, na avenida Floriano Peixoto, 333.
“As inscrições para participação dos interessados serão feitas presencialmente a partir das 16h do dia da audiência pública, na recepção do local do evento”, destaca. Ela também será transmitida pela Youtube (youtube.com/@semilsp).