A fórmula Marvel

Confira a coluna da semana do Jornalista Lucas Maestrello sobre a Marvel.


Foto: Reprodução - Marvel Studio

Se você é o tipo de pessoa que ama filmes de super-heróis ou ao menos tá por dentro dos grandes lançamentos do cinema, muito provavelmente já consumiu algo relacionado aos estúdios Marvel, mesmo que de maneira passiva através de uma exibição na televisão. Contudo, muito além das grandes produções e um elenco de dar inveja, a Marvel possui uma fórmula de tornar seus produtos interessantes, que podemos dizer que dá muito certo.

Ao contrário do que muitos costumam pensar, a fórmula secreta da Marvel não é simplesmente fazer filmes com um tom mais puxado para o humor, uma paleta de cores vibrante e diferentes personagens reunidos em um único projeto, mesmo isso sendo claro um excelente fator. O que torna os filmes da Marvel tão consumidos, é a ligação que eles possuem entre si.

Através de um roteiro muito bem desenvolvido, os filmes da franquia se amarram, sendo necessário que você consuma todos os produtos a fim de entender com maestria apenas um. Por exemplo, caso você deseja assistir ao novo filme do Doutor Estranho nos cinemas, além do primeiro longa do poderoso mago, você precisará assistir ao último filme do Homem Aranha, aos seriados da Feiticeira Escarlate e Loki, e a famigerada animação ‘What If..?’, entendeu?

Outro ponto são as famosas cenas pós-créditos, que criaram no público um costume tão grande, que até mesmo filmes totalmente desconexos desse universo são assistidos até o completo fim, na expectativa de encontrar algo a mais lá. Eu mesmo esses tempos enquanto assistia ao novo filme do Wes Anderson, esperei até que tudo chegasse ao fim visando uma cena que simplesmente não existiu, e nem sequer deveria.

É criando nas pessoas a expectativa do que vem a seguir, utilizando como base para isso seus filmes passados e futuros, que a Marvel movimenta bilhões com seus lançamentos, criando um grupo de fãs e admiradores tão fortes, que como uma herança, passam esse amor de geração para geração através de seus filhos, sobrinhos e primos.

A fórmula Marvel não apenas revolucionou a forma de fazer filmes, como trouxe para o cinema um gás que há um certo tempo não era tão grande. A antecipação das pessoas em fazer parte da massa que assiste logo nos primeiros dias um lançamento do estúdio, tanto a fim de evitar spoilers, como de fazer parte de um coletivo, causa um movimento tão grande, que basta acessar as redes sociais para se ter noção do poder que os heróis carregam junto de si. Aliás, falando em poder, mesmo que não agradando a todos, principalmente certos diretores, é impossível negar que graças a Marvel, o cinema pode se manter vivo por muito mais tempo.

Autor da matéria: Lucas Maestrello

Últimas matérias