- Evidenciador ,
- 19 nov 2024
Foto: Reprodução/MBC Music
Irei começar esse texto com uma pergunta: você consumiu algo de origem sul-coreana nos últimos meses? Uma série, um filme ou até mesmo uma música? Bom, eu espero que sim, caso contrário, eu garanto que você tá perdendo muita coisa boa!
Nos últimos anos, vimos pouco a pouco a indústria do entretenimento sul-coreano dominar o mundo com seus trabalhos incríveis e minuciosamente bem-feitos. São obras que, quando analisadas, ressalvam o que há de bom e do melhor na arte, ao passo que não deixam de fora suas características de consumo, disseminando o que almeja por todo o mundo de modo eficiente.
Com investimentos milionários e um apoio nacional fortíssimo, a Coreia do Sul colocou-se no mapa do entretimento de maneira estratégica, refazendo a imagem do país através disso e gerando um aumento incrível de visitas ao mesmo, graças aos seus produtos midiáticos. Na minha opinião, o mesmo poderia também ocorrer em nosso amado Brasil, caso certos ‘responsáveis’ soubessem o poder que a arte tem, mas isso é assunto para outro dia.
Nomes como BTS, BLACKPINK, EXO, Girls’ Generation e muitos outros são de conhecimento de grande parte da população jovem atualmente, pois são grupos líderes do K-POP, a subdivisão musical criada para nomear as músicas país. Sendo o estopim original para o consumo em massa dos conteúdos sul-coreanos, o K-POP não apenas se tornou um símbolo de poder, como de referência, moldando artistas e empresas do mundo todo a se inspirarem em seu estilo de produção, em busca de continuarem no mapa da fama.
Além disso, quebrando uma bolha que por muito tempo permaneceu intacta, o K-POP dominou as paradas musicais norte-americanas, figurando posições altíssimas nos charts mais importantes do país. Válido citar que muitos artistas já consagrados da música, como Lady Gaga, notaram isso e buscaram parcerias com os ídolos do momento, criando uma familiarização com pessoas novas, ao passo que ressalva as antigas.
O cinema também é outra figura de destaque do entretenimento sul-coreano, pois com produções cada vez mais aclamadas e originais, chegou ao Oscar e o dominou-o por completo, ganhando os prêmios mais importantes da noite, criando uma narrativa antes jamais vistas na premiação. Um salve para o fantástico, Parasita.
É possível passar horas falando sobre os feitos da Coréia do Sul nas artes, mas, isso levaria esse texto à muitas páginas e eu não quero te prender aqui. O ponto é que caso você ainda não tenha tido contato com tudo que o país do leste asiático nos proporcionou nos últimos anos, você está perdendo um mundo completamente novo e maravilhoso. Então dá o braço a torcer, escolha algo e bora consumir. Mas cuidado, não garanto que você vai conseguir parar depois que começar...