- Evidenciador ,
- 22 nov 2024
O trabalho de limpeza da malha ferroviária, visando sua reativação do ramal Bauru-Panorama, já ocorre em Pompéia. Essa atualização foi publicada pelo jornal Diário de Tupã, nesta semana. A reportagem mostrou a evolução do trabalho das equipes de limpeza e desobstrução do ramal, primeira etapa do cronograma de reativação.
No final de julho o SIGA MAIS publicou sobre o início dessa operação, na época concentrada em Bauru e Garça. A etapa de limpeza deve avançar pelas regiões de Tupã, Adamantina e Dracena, até chegar ao ponto final. O ramal de Bauru até Panorama tem 369,1 quilômetros.
Segundo informou a empresa em julho, o prazo final para conclusão desses trabalhos está previsto para 2028, com o retorno das atividades ferroviárias, conforme contrato estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a Rumo, o processo de reativação está organizado em três etapas principais: a primeira consiste na limpeza da vegetação ao longo da linha; a segunda envolve a recuperação da infraestrutura, que inclui correção de erosões e ajuste de cortes e aterros e, por fim, a terceira etapa abrange a recuperação da superestrutura, com a substituição de dormentes, trilhos e lastro de brita, entre outros.
Malha Paulista
Com 1.989 quilômetros de extensão de ferrovias que cruzam o estado de São Paulo, a Malha Paulista ganhou um termo aditivo que otimiza o contrato de concessão, que hoje está com a Rumo S/A, e traz maior segurança e eficiência das operações ferroviárias. O novo aditivo ainda traz medidas contratuais que ampliam o investimento na própria malha e em outras malhas de interesse da administração pública a serem incluídas no Plano Nacional de Ferrovias. A previsão é de que sejam investidos R$ 600 milhões na própria Malha Paulista e R$ 670 milhões no Plano Nacional de Ferrovias.
A Malha Paulista tem uma importância estratégica para o estado de São Paulo por ser uma ferrovia de passagem, que conecta o porto de Santos aos principais polos produtores e exportadores do país, com uma movimentação de mercadorias que gira em torno de 65 milhões de toneladas por ano, entre produtos agrícolas, como milho, soja e açúcar, e carga geral em contêineres. A ferrovia também tem uma área de influência que abrange os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná, com atendimento de quatro ferrovias diferentes: Malha Central, Malha Norte, VLI e MRS.