Qual o vidro mais indicado para cada ambiente? Conheça os modelos

Entenda em quais ambientes cada um é indicado.


Os vidros dão todo um charme para o seu ambiente, isso porque são modernos, versáteis e facilitam a nossa vida. Com ele, é possível diminuir gastos com iluminação, dependendo do ambiente, proporcionar segurança, criar a sensação de amplitude ou até mesmo de forma decorativa, dando um toque único ao espaço.

E, para isso, existem diversos modelos com características e resistência própria. Você pode utilizar dentro de casa, em fachadas, como divisória, em box, janelas, portas, entre outros.

Conheça os modelos disponíveis de vidros e entenda em quais ambientes cada um é indicado.

VIDRO COMUM (FLOAT)

O seu nome sugere que é algo comum. Também conhecido como FLOAT, ele é a base para a criação de outros tipos de vidros, além de evitar distorções ópticas e proporcionar uniformidade. Pode ser utilizado em esquadrias ou servir de matéria-prima para a produção de vidros laminados, espelhos, entre outros. Pode ainda, compor móveis como tampos de mesa.

VIDRO LAMINADO

Para garantir segurança e proteção, o mais indicado é o vidro laminado. Ele é composto por duas ou até mais camadas de vidro e intercaladas por uma película de PVB ou EVA que possuem grande resistência, além de filtrar em até 99% os raios ultravioletas, protegendo os ambientes internos contra o envelhecimento e a descoloração de móveis e tecidos. Quando este vidro se quebra, os seus fragmentos ficam presos na película, evitando assim que ocorram acidentes. Além disso, a película interna reduz a entrada de ruídos externos, já que garante o amortecimento de sons. É indicado também para fachadas, parapeitos, sacadas, claraboias e coberturas.

VIDRO TEMPERADO

Este é um modelo que apresenta níveis elevados de resistência e segurança, sendo mais resistente a impactos que o vidro comum. Este é considerado um vidro de segurança, pois, quando se quebra, se estilhaça em pequenos fragmentos pouco cortantes, minimizando o risco de acidentes. É muito utilizado na construção civil e arquitetura, no fechamento de casas, fachadas, divisórias, portas, janelas e móveis; além de ser bastante utilizado em box de banheiro.

VIDRO LAMINADO DE TEMPERADO

Se você busca algo que seja resistente, então, o mais indicado é o vidro laminado de temperado. Isso porque ele foi fabricado a partir da laminação de duas ou até mais chapas de vidros temperados, garantindo assim a sua resistência e redução acústica. Ele é indicado para projetos de construção civil, onde exige que ele seja o elemento estrutural (exemplo: pilares, pisos, piscinas, pavimentos ou vigas).

VIDRO REFLETIVO

Com aspecto espelhado e função de reduzir a entrada de calor e dos raios UV no ambiente, este vidro protege os móveis e demais itens do desgaste do sol e mantém ainda, a temperatura interna agradável. O vidro refletivo proporciona privacidade, impedindo a visão de quem está fora durante o dia. A sua aplicação é muito feita em sacadas, varandas, fachadas, coberturas, portas e janelas.

VIDRO EXTRACLARO

Um produto fabricado com baixo teor de óxido de ferro. É assim que podemos descrever a forma que é feito o vidro extraclaro. Dessa forma, a nitidez é garantida, diminuindo assim o tom esverdeado. Ele pode ser usado como vidro comum, laminado, temperado, curvo ou até mesmo duplo e é mais indicado para janelas, vitrines, portas, fachadas, entre outros, onde é necessário mostrar transparência, pois mantém as cores dos objetos vivas e naturais, sem distorções.

VIDRO ACIDADO

Para quem busca privacidade e elegância, esse tipo de vidro é o mais recomendado. Isso porque ele é fosco translúcido e possui uma textura suave ao toque. É usado em lavabos, box de banheiros, móveis em paredes, divisórias (especialmente em feiras e eventos).

VIDRO PINTADO

Para proporcionar modernidade, mas sem abrir mão da sofisticação em um ambiente, o vidro colorido é o ideal. Eles são considerados vidros de segurança, por isso, podem ser usados em ambientes externos, trazendo também privacidade ao ambiente.

VIDRO INSULADO

Também conhecido como vidro duplo, ele é formado por duas lâminas de vidro que são intercaladas por uma câmara de ar e ele reduz a entrada de ruídos externos e calor no ambiente. É muito utilizado em ambientes climatizados, consultórios, divisórias de salas de reuniões, estúdios de gravação, entre outros.

Autor da matéria: Pâmela Pires

Últimas matérias