Outono/inverno chegando: saiba como cuidar da saúde e prevenir doenças

Outono/inverno chegando: saiba como cuidar da saúde e prevenir doenças


O tempo tão amado para muitos está chegando! Dias mais frios, temperaturas mais amenas e com ela, a possibilidade de doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados.

Devido ao ar mais úmido e fresco, a probabilidade de contrair uma doença assim é muito fácil, isso porque permanecemos mais em ambientes fechados. Aqui mencionaremos as doenças mais comuns desta época e o que fazer para preveni-las. Lembrando que a Covid-19 também continua e devemos manter a proteção sempre que estivermos em contato com pessoas contaminadas.

1 – Gripes e resfriados

Em primeiro lugar, mencionamos as gripes. Essa doença é contraída pelas vias respiratórias superiores como nariz e garganta. Os principais sintomas são: febre, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dos nos músculos e articulações. Já os resfriados são sintomas mais leves como: coriza, espirros e dor de garganta. No tratamento de ambas as doenças, o ideal é beber muito líquido, ingerir vitamina C, repouso, frutas e chás. Cuidado ao se automedicar, procure sempre orientação médica.

2 – Rinite alérgica

A rinite é a inflamação da mucosa que reveste o nariz e é causada devido a uma reação alérgica que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz. Em cada pessoa, se manifesta de uma maneira, onde pode ser provocada por poeira, ácaros, pelos de animais, entre outros. Como é uma doença crônica e não possui cura, é necessário realizar tratamento para controlar os sintomas. Para isso, é feito o uso de anti-histamínicos, corticoides nasais e, principalmente, evitar o contato com as substâncias alérgicas.

3 – Sinusite

Esta é uma doença que causa a inflamação da mucosa dos seios da face, que são as estruturas que ficam ao redor do nariz e causa dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça. A pessoa que possui um grau de rinite alérgica tem uma tendência em desenvolver este tipo de inflamação. O tratamento é feito através do uso de anti-histamínicos, anti-inflamatórios, descongestionantes e lavagem nasal. 

4 – Pneumonia

Causada quando há a inflamação e infecção das vias respiratórias, a Pneumonia atinge os pulmões, causando sintomas como: tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre acima dos 38°, calafrios e em casos mais graves, falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante. O tratamento depende da causa, por isso, procure o médico que orientará qual o mais indicado. Em casos mais simples, pode ser tratado em casa, já em casos graves, é necessário que haja internação do paciente para um tratamento mais adequado.

5 – Otite

Esta é uma infecção que costuma acontecer devido a vírus ou bactérias que infectam a garganta e atingem também o ouvido. É mais comum em crianças e causa dor no local, febre e produção de secreção. O tratamento é feito com uso de analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno. Se houver suspeita de infecção bacteriana, é indicado o uso de antibióticos.

6 – Asma

Essa é uma doença inflamatória dos pulmões, e pode ocorrer devido a fatores alérgicos, como frio e poeira. Estas crises são mais comuns em crianças, apesar de também atingir adultos. Os sintomas são: chiados no peito, falta de ar e tosse e o tratamento é feito segundo orientações do pneumologista, que pode envolver uso de broncodilatadores e corticoides.

7 – Meningite

A meningite é uma doença onde ocorre a infecção das membranas que envolvem o cérebro e é atingida por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e provoca sintomas como: febre alta, dor de cabeça forte, dores no corpo e vômitos e é mais comum em crianças, entretanto pode ocorrer em adultos, transmitida através do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado através da tosse, espirro ou fala. O tratamento depende do tipo de microrganismo causador, podendo ser feito o uso de antibióticos injetáveis, como Penicilina, analgésicos e anti-inflamatórios, orientados sempre pelo médico. 

 


Como se proteger e evitar a contaminação por essas doenças

Nem sempre é possível evitar uma infecção, mas alguns cuidados diários contribuem na prevenção.

Recomendações:

  • Evitar locais fechados e com excesso de pessoas;
  • Deixar o ambiente o mais ventilado e arejado possível;
  • Lavar ou higienizar com álcool as mãos várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
  • Comer bem e de forma saudável, com dieta rica em frutas e verduras, pois são ricos em antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Evitar o contato próximo com outras pessoas, quando se estiver resfriado, principalmente idosos e recém-nascidos. 
  • Também é recomendado a vacinação anual contra a gripe e contra a covid-19.

 

Pâmela Pires

Autor da matéria:

Últimas matérias