A arte como terapia e trabalho na vida de Débora Parussolo: conheça a história

Retratando a vida através dos mosaicos, a artista conta que iniciou os trabalhos como uma forma de terapia, devido a um acidente.


Fazer da arte o seu trabalho, usá-lo como terapia para enfrentar um problema. É assim que Débora Parussolo iniciou no ramo artístico com Mosaicos. A mosaicista tem 45 anos e é de Tupã. Além da arte em si, ela também ministra aulas.

O Mosaico é uma forma de arte que consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais. Pode ser aplicada formando quadros, esculturas ou em pisos e paredes.

O Evidenciador conversou com a artista que contou um pouco sobre sua trajetória no mundo da arte.

EVIDENCIADOR - Há quanto tempo você trabalha com mosaicos e como tudo isso começou? Conte um pouco sobre sua história.

DEBORA PARUSSOLO - Cursei Tecnologia em Processamentos de Dados na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) em 1996, e no último semestre e após me casar, mudei para Tupã. Em 2000, tive um acidente de trabalho; um corte profundo no braço direito e com a gravidade, precisei de quatro cirurgias. O processo de recuperação foi de três anos; com fisioterapia e terapia ocupacional para movimentação das mãos com exercícios para fortalecer. O piano era uma das atividades já praticadas, mas senti a necessidade de algo na área das artes plásticas. Após ler o livro “O reverso da medalha” do autor Sidney Sheldon, a protagonista fazia pintura em telas, gerando o interesse e conciliando com a necessidade da terapia. Então, iniciei no universo criativo através da pintura em telas.

Depois de um tempo, quis ampliar a visão e experiências artísticas, então cursei Técnico em Design de Interiores na Etec de Tupã, onde tive a oportunidade de conhecer várias vertentes da área, me encantando por mosaico que era uma das matérias. Conclui o curso em 2015 e minha primeira realização no mosaico foi um vaso, sem muito conhecimento, prática e muito menos ferramentas, dei início como amante e aspirante a mosaicista. Com incentivo da família e amigos, fui divulgando minhas obras nas redes sociais, o que gerou um interesse nas pessoas e fui recebendo pedidos de peças exclusivas. Em 2015, amigas e clientes me procuraram para que eu compartilhasse o conhecimento das técnicas; foi quando iniciei ministrando aulas no ateliê.

EVIDENCIADOR - Quais os itens são necessários para realizar essa arte?

DEBORA PARUSSOLO - Para fazer a arte do mosaico são necessárias várias ferramentas, dentre elas a torques e riscador de azulejos e são elas que ajudam na hora de fazer um bom mosaico.

EVIDENCIADOR - Quais os tipos de mosaicos você já construiu?

DEBORA PARUSSOLO - Já fiz uma infinidade de trabalhos em mosaico, desde o mais simples até os mais elaborados. Foram peças exclusivas de vários formatos e tamanhos como mesas, quadros, vasos, pias, porta chaves, entre outros.

EVIDENCIADOR - Como o mosaico pode ser usado na decoração?

DEBORA PARUSSOLO - A arte do mosaico abrange um leque grande na decoração, podendo ser feito em vasos, em forma de painéis para diversos lugares como área de lazer, piscinas, muros de fachada e quadros feitos com a técnica do Picassiete, além de uma infinidade de lugares.

EVIDENCIADOR - Você também ministra aulas? Como é sua experiência com alunos?

DEBORA PARUSSOLO - Sim, iniciei em 2015, mesmo com insegurança, pois, nunca dei aulas. Hoje ensino três vezes na semana, sendo três horas de aula. Dar aula me ensina muita coisa; aprendo muito com minhas alunas. Aprendi dando aula, que as pessoas têm estilos diferentes e que tenho que respeitar o estilo de cada um e que, cada mosaico é único, não existe uma peça igual a outra.

EVIDENCIADOR - Você realizou algum curso antes de começar na arte?

DEBORA PARUSSOLO - Não, fui autodidata. Depois fiz dois cursos; o do Picassiete e mosaico fotográfico. O resto fui aprendendo sozinha, na prática e com pesquisas.

EVIDENCIADOR - Os mosaicos que você constrói são vendidos somente em tupã?

DEBORA PARUSSOLO - Não, vendo para todo o Brasil e exterior. Quem tiver interesse em adquirir ou fazer aulas, entre em contato através do telefone (14) 99618-3070. As aulas são presenciais ou podem ser adquiridas através da plataforma Hotmart.

Confira alguns trabalhos feitos por Debora Parussolo:

Autor da matéria: Pâmela Pires

Últimas matérias