- Evidenciador ,
- 17 abr 2025
A metade final de abril deve ter chuva e frio intenso no interior de SP, segundo a Climatempo. Nesta terça-feira (15), a previsão indica chances de chuvas em meio às temperaturas mais baixas nas manhãs e noites, e mais quentes à tarde. O panorama se repete em algumas regiões até o feriado da Sexta-Feira Santa (18). Depois disso, o frio pode pravelecer (leia mais abaixo).
“O destaque fica para a faixa oeste do estado, onde há alerta para temporais. Na faixa central a previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. No leste paulista, especialmente no sul do estado, as pancadas também devem ocorrer com força moderada. Para o restante das regiões, a expectativa é de chuvas isoladas, mas localmente fortes”, diz o boletim.
Para o restante da semana, o cenário meteorológico será marcado pelo transporte de umidade a partir do Norte do Brasil, somado à atuação de ventos na alta atmosfera. “Essa combinação favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas e pancadas frequentes de chuva em grande parte do estado, com instabilidades mais persistentes especialmente no interior”, completa a Climatempo.
O frio apontado pela empresa deve chegar ao território paulista e a outras regiões em 23 de abril, segundo as simulações atmosféricas de previsão de temperatura feitas para médio prazo. “A previsão inicial é de que seja uma massa de ar frio, de origem polar, de forte intensidade, mais intensa do que aquela que passou por aqui no primeiro fim de semana de abril“, diz o texto.
O meteorologista da equipe de previsão climática, Vinícius Lucyrio, porém, comenta que é preciso esperar mais alguns dias para ter certeza da mudança. “Ainda há muita incerteza sobre esta frente fria, pós-feriado da Páscoa/Tiradentes. Já dá para adiantar que teremos uma massa de ar frio polar mais potente do que esta que passou pelo país no primeiro fim de semana”, afirma.
Ainda segundo ele, o “ar frio deve entrar sobre o interior do Brasil também e é provável que tenha força para causar temperaturas abaixo dos 10°C no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo“. “De qualquer forma, já temos que ficar atentos para uma possível onda de temporais na passagem desta frente fria”. finaliza ele, alertando para as chances de instabilidades.