- Evidenciador ,
- 21 nov 2024
O mês de agosto tem sido marcado por uma verdadeira gangorra nas temperaturas. Após uma forte onda de frio na primeira quinzena do mês, o calor voltou com tudo no último fim de semana, mas já tem data para acabar no estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, e outros serviços de meteorologia, uma nova frente fria, associada a uma massa de ar polar, vai derrubar as temperaturas novamente nos próximos dias.
Apesar das temperaturas extremas, com cidades marcando acima de 30°C nesta segunda-feira (19), a semana promete uma virada no tempo. De acordo com o Climatempo, a partir de quinta-feira (22), uma frente fria de característica continental, associada a um ciclone extratropical no mar, vai avançar sobre o país, trazendo chuva e derrubando as temperaturas no Centro-Sul do Brasil, o que inclui o estado de São Paulo.
A massa de ar polar que acompanha essa frente fria não será tão intensa quanto a do início de agosto, aponta o serviço de meteorologia, mas será suficiente para provocar uma queda significativa nas temperaturas, especialmente nas áreas mais ao Sul.
Os mapas de temperatura já indicam essa mudança (veja abaixo). No estado de São Paulo, que tem áreas destacadas em azul, as temperaturas entre sexta (23) e terça-feira (27) da semana que vem deverão ficar entre 1°C e 5°C abaixo da média para o mês de agosto, explica o Climatempo.
Segundo o serviço de meteorologia, essa gangorra térmica é um fenômeno comum nesta época do ano, mas sua intensidade em 2024 tem sido “particularmente notável”.