- Evidenciador ,
- 02 dez 2024
Você já travou por medo alguma vez? Deixa aqui nos comentários.
Eu sempre fui um explorador; sempre gostei de me desafiar e superar os meus limites. Enquanto escrevo esse texto, estou tentando me lembrar de quando isso começou.
O fato é: o frio na barriga sempre foi um combustível e nunca um freio para minhas ações.
Ok Eder! Mas e eu que travo por conta do medo, como faço para resolver isso? Só tem uma solução para você.
SE JOGA! É isso mesmo. O medo NÃO é você, mas, uma defesa do nosso sistema, mostrando que é necessária atenção para aquela situação.
Segundo alguns estudos, quando sentimos medo, cerca de 8 segundos após o frio na barriga, já temos em nossa corrente sanguínea, duas substâncias interessantes: o cortisol e a adrenalina.
Quando seu corpo percebe qualquer tipo de ameaça, as glândulas suprarrenais ficam em movimento. Elas liberam tanto o cortisol quanto a adrenalina, que aumentam o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, tensionam os músculos e aumentam o foco. Tudo isso serve para ajudá-lo a reagir à situação em questão.
Isso tudo foi criado em nós para lidar com situações extremas como por exemplo, fugir de algum predador ou caçar algum animal selvagem e não para lidar com situações cotidianas do homem moderno.
Sendo assim, quando o medo está em você, o que precisa entender é que nesse momento existem recursos hormonais que aumentam as suas capacidades.
Então respira e vai para a ação, usando a sua inteligência juntamente com seus “superpoderes” que o medo te proporciona.
Então entenda: o medo é um alerta que capacita para o desafio.
Está com medo? É porque essa atividade é muito importante para você. Respire fundo e canalize toda essa energia na ação desejada. A má gestão das nossas emoções pode nos levar a adiar a tomada de decisão; a famosa procrastinação.
Diariamente, gero conteúdo lá no meu Instagram @construindogigantesofcl. Se este artigo te ajudou, te convido a me acompanhar diariamente.
“Tamo junto”, bora para a ação!