Câmara debate nova secretaria após vereadores rejeitarem projeto sobre improbidade administrativa


A Câmara Municipal de Osvaldo Cruz realiza nesta terça-feira, dia 12 de maio, às 18h30, audiência pública para discussão do Projeto de Lei nº 29/2026, de autoria do Poder Executivo Municipal, que prevê a criação da Secretaria Municipal de Patrimônio e Logística.

A proposta também inclui a criação da Seção de Patrimônio e Logística, além da autorização para abertura de crédito adicional especial e adequações administrativas dentro da estrutura da Prefeitura.

A audiência será realizada no plenário da Câmara Municipal e será aberta à participação da população, entidades, servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Debate vai além da criação de uma secretaria

Embora o projeto trate oficialmente de reorganização administrativa, o debate também levanta questionamentos importantes sobre prioridades da gestão pública e sobre o momento em que a proposta chega ao Legislativo.

Isso porque, recentemente, vereadores rejeitaram um projeto que buscava restringir a ocupação de cargos públicos por pessoas condenadas por corrupção e improbidade administrativa. Agora, poucos dias depois, a Câmara passa a discutir a criação de uma nova secretaria e, consequentemente, de novas estruturas e funções dentro da administração municipal.


A situação naturalmente desperta reflexões na população:

Qual a real necessidade da criação de novos cargos e estruturas neste momento?

A nova secretaria trará ganhos efetivos para a cidade?

Quais serão os impactos financeiros?

Quem fiscalizará a eficiência dessa nova estrutura?

E principalmente: por que fortalecer a estrutura administrativa parece
avançar mais rápido do que projetos ligados à integridade pública?



Participação popular se torna ainda mais importante

Mais do que acompanhar uma votação, a audiência pública representa uma oportunidade para que a população compreenda como decisões administrativas impactam diretamente o funcionamento da cidade, o uso dos recursos públicos e o futuro do município.

A presença da sociedade civil, entidades, empresários, lideranças comunitárias e moradores é fundamental para ampliar a transparência e fortalecer o debate democrático.

Especialistas em gestão pública defendem que a participação popular em audiências públicas é essencial para garantir fiscalização social, equilíbrio nas decisões políticas e maior responsabilidade na criação de estruturas administrativas que envolvam recursos públicos.


Transparência e responsabilidade pública

Segundo a Câmara Municipal, a audiência tem como objetivo permitir que a população acompanhe, questione e contribua com o debate antes da votação definitiva do projeto pelos vereadores.

Em um momento em que a sociedade cobra mais eficiência, responsabilidade e integridade na gestão pública, acompanhar as decisões do Legislativo deixa de ser apenas um direito e passa a ser uma necessidade coletiva.

A audiência pública acontece nesta terça-feira, às 18h30, no plenário da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, localizado na Rua Fernando Costa, nº 416.


O texto reflete a opinião e análise do autor sobre temas de interesse público.

Autor da matéria: Edilson Zanetti

Últimas matérias